Curiosidades medievais
Reis Indolentes: Os últimos merovíngios eram mesmo incapazes de governar?
Por Administrador · · 40 min de leitura · Curiosidades medievais
Um rei de cabelos compridos, sentado num trono apenas para representar um papel, sem tomar decisões e conduzido de um lugar a outro numa carroça puxada por bois. A imagem é memorável. Ela atravessou os séculos e acabou resumindo, para muitos leitores, o fim da primeira dinastia dos francos. Dela nasceu a ideia de que os últimos merovíngios teriam sido os “Reis Indolentes”: governantes preguiçosos, impotentes e irrelevantes, substituídos naturalmente por homens mais capazes.
O problema é que a imagem procede de um relato composto no ambiente da dinastia que tomou o poder dos merovíngios. Eginhardo, biógrafo de Carlos Magno, escreveu sobre aqueles reis depois que a mudança dinástica já se tornara realidade. Não estava produzindo uma reportagem sobre o cotidiano da corte de Childerico III. Pretendia explicar por que a ascensão dos antepassados de Carlos Magno fora legítima. Sua descrição contém questões históricas importantes, mas também um argumento político.
A expressão francesa rois fainéants, habitualmente traduzida por “reis indolentes” ou “reis que nada fazem”, costuma designar, de maneira imprecisa, os merovíngios dos séculos VII e VIII, sobretudo os que reinaram depois de Dagoberto I. Alguns eram crianças; outros tinham reinados curtos; muitos precisavam negociar o poder com aristocratas, rainhas, bispos e prefeitos do palácio. Isso não equivale a dizer que todos passaram a vida sem governar. A documentação preservada revela mudanças na distribuição do poder, e não uma súbita extinção da monarquia merovíngia.
Para compreender quem eram esses reis, é necessário abandonar uma história contada apenas a partir do vencedor. Devemos olhar para o reino franco, para as disputas entre suas regiões, para a evolução do cargo de prefeito do palácio e para as fontes anteriores e posteriores a 751, ano em que Pepino assumiu o título régio. Sobretudo, precisamos distinguir o que se sabe do que a memória carolíngia quis que as gerações seguintes acreditassem.
Quem eram os merovíngios? Os merovíngios governaram diferentes reinos francos entre o final do século V e meados do VIII. Sua autoridade se consolidou na antiga Gália romana, em territórios que hoje pertencem principalmente à França, à Bélgica e à Alemanha ocidental. Clóvis, morto em 511, ocupa lugar destacado na história dessa dinastia pela expansão de seu poder e pela associação de seu reinado ao cristianismo niceno. A história dos francos depois dele, porém, não é a trajetória linear de um Estado nacional já formado.
O reino costumava ser dividido entre herdeiros e reunificado em ocasiões diversas. Guerras civis, negociações familiares, acordos com elites regionais e campanhas militares modificavam seus limites. As designações Austrásia, Nêustria e Borgonha identificam espaços políticos fundamentais, mas não descrevem países modernos de fronteiras estáveis. Um mesmo soberano podia controlar mais de uma dessas regiões, enquanto rivais da mesma família reivindicavam parcelas do conjunto franco.
O rei exercia sua posição numa rede de relações. Necessitava do apoio de homens capazes de reunir seguidores armados, de administrar propriedades, de influenciar cidades e de ocupar cargos na corte. Igrejas e mosteiros recebiam doações e participavam das disputas. Rainhas e outros parentes da dinastia negociavam alianças e sucessões. A monarquia era uma instituição concreta, presente em pessoas, cerimônias, documentos, patrimônios e patronagem; não se limitava ao temperamento individual de quem usava o título.
Por isso, a frase “os merovíngios perderam o poder porque se tornaram preguiçosos” não explica o processo. Ela converte uma transformação política de muitas gerações numa suposta falha moral transmitida por uma família inteira. Além de pouco convincente, reproduz a linguagem utilizada para legitimar quem a substituiu.
O que significa chamar um rei de “indolente”? “Indolente” sugere falta de disposição ou iniciativa. Nas narrativas sobre os merovíngios tardios, o termo costuma carregar uma afirmação mais ampla: a de que o rei conservaria apenas um nome e um ritual, enquanto outro homem tomaria todas as decisões. Essa caracterização foi aplicada retrospectivamente a governantes distintos. Um menino colocado no trono, um adulto envolvido em disputas entre facções e o último rei da dinastia não enfrentaram as mesmas condições.
Também é importante saber quando o rótulo se popularizou. Rois fainéants não era o nome oficial de uma classe de soberanos nem uma designação administrativa da monarquia franca. Trata-se de uma fórmula historiográfica que condensou narrativas hostis aos últimos merovíngios. Sua força vem da facilidade com que torna intuitiva uma mudança de dinastia: se os reis não faziam nada, os prefeitos que de fato governavam mereceriam a coroa.
Essa conclusão, entretanto, precisa ser demonstrada, não pressuposta. Um rei medieval podia exercer autoridade sem comandar pessoalmente todas as campanhas; um oficial poderoso não anulava automaticamente a realeza; uma decisão formulada em nome do rei podia resultar de negociação. A questão central é identificar quem controlava recursos, cargos, alianças e a capacidade de reunir apoio em cada período.
O historiador James T. Palmer chama atenção para um aspecto frequentemente esquecido: durante parte considerável da época que depois recebeu esse apelido, o reino experimentou formas de estabilidade relativa, e reinados como os de Dagoberto I, Teodorico III e Childeberto III revelam atenção à administração, à lei e às relações com a aristocracia. Não se trata de substituir um mito depreciativo por uma exaltação de todos os soberanos. Trata-se de avaliar o que cada fonte permite afirmar.
A cena de Eginhardo: cabelos compridos, trono e carroça Eginhardo redigiu a Vida de Carlos Magno no século IX, provavelmente décadas depois da deposição do último merovíngio. Ao abrir a obra, apresentou Childerico III como o ponto final de uma dinastia cuja vitalidade política, segundo ele, já teria desaparecido. Afirmou que o rei conservara o nome régio, os cabelos longos e as aparições oficiais, enquanto o prefeito do palácio controlava os negócios efetivos. Na passagem mais célebre, descreveu o monarca deslocando-se numa carroça puxada por bois.
A escrita é eficiente porque transforma um argumento sobre poder numa imagem fácil de lembrar. O cabelo faz do soberano uma figura reconhecível; o trono mostra o espetáculo da autoridade; a carroça rebaixa sua dignidade quando comparada ao ideal de governante militar vigoroso. Eginhardo não precisava provar, um por um, que todos os reis anteriores haviam agido do mesmo modo. A cena sugeria que a dinastia inteira terminara como uma paródia de si mesma.
O relato merece leitura crítica. Não dispomos de observações independentes que comprovem que Childerico III comparecia anualmente à assembleia nas condições exatas narradas, muito menos que todos os merovíngios tardios se comportavam dessa forma. É possível que a imagem reaproveite costumes de deslocamento ou cerimônia e os reorganize para produzir contraste político. O que é seguro é a intenção narrativa: deixar a força efetiva com os antepassados de Carlos Magno e reservar ao último rei uma dignidade esvaziada.
Há um detalhe revelador. Na tradução inglesa antiga da Vida difundida pelo projeto de fontes medievais da Universidade Fordham, a passagem associa a deposição de Childerico III à ordem do papa Estêvão. Estêvão iniciou seu pontificado depois da mudança de 751; fontes carolíngias diferentes remetem a uma consulta anterior ao papa Zacarias. Essa discrepância, somada à redação tardia do texto, mostra por que a obra não pode ser usada como ata exata dos acontecimentos. Seu valor histórico é enorme, inclusive como testemunho da maneira pela qual a nova dinastia explicou o passado.
O cabelo comprido era um sinal de poder? A cabeleira dos merovíngios aparece repetidamente nas fontes. A associação entre certos reis francos e cabelos longos tinha significado político, embora reduzir todas as práticas capilares do período a um código fixo de legitimidade seja arriscado. Em histórias de rivalidade dinástica, cortar os cabelos de um pretendente podia servir para afastá-lo da possibilidade de governar. O gesto de tosquiar Childerico III, segundo as narrativas posteriores, tinha assim uma força simbólica compreensível.
Não é necessário imaginar que algum efeito mágico residisse nos cabelos. Importa perceber que o corpo do rei fazia parte da linguagem política: aparência, parentesco e cerimônia ajudavam a apresentar alguém como governante. O corte público marcava uma mudança de condição e combinava com o encaminhamento do deposto a uma comunidade religiosa, pois retirava da vida política um homem que ainda conservava o prestígio do sangue merovíngio.
As fontes não autorizam reconstruir com segurança o penteado de cada soberano nem supor que toda pessoa de cabelos compridos pudesse reivindicar o trono. Eginhardo menciona a aparência precisamente porque lhe permite fazer do rei uma personagem com sinais visíveis de majestade, mas sem autoridade real. Essa oposição é uma escolha literária, não uma radiografia imparcial do funcionamento do governo.
O reino franco não era um Estado governado de uma única mesa Para entender por que outros agentes ganharam tanta importância, é preciso compreender a maneira como o poder era exercido. O monarca não dispunha de uma burocracia centralizada semelhante à de um governo contemporâneo, dotada de funcionários distribuídos uniformemente por um território definido. Corte, patrimônio régio, aristocracias locais, agentes do palácio e bispos formavam uma rede de decisão cuja força dependia de vínculos concretos.
A corte podia deslocar-se. O rei e seu entorno negociavam apoio, recebiam representantes, distribuíam benefícios e mantinham relações com instituições religiosas. Um documento expedido em seu nome era ao mesmo tempo instrumento jurídico e expressão dessas relações. A autoridade se construía ao escolher colaboradores, arbitrar conflitos, recompensar aliados e obter obediência; nenhuma dessas tarefas exigia que todas as ordens saíssem diretamente da boca do soberano.
Austrásia e Nêustria tinham redes de poder próprias. Borgonha também participava de combinações políticas específicas. Quando um governante reunia essas áreas, precisava conservar apoio de diferentes grupos; quando o reino se dividia, chefes regionais adquiriam ainda mais espaço. Parte do fortalecimento dos prefeitos do palácio decorreu dessa necessidade de intermediar pessoas e interesses. Ser próximo ao rei e administrar a casa régia oferecia acesso a decisões que podiam determinar o rumo do reino.
Por essa razão, não se deve descrever o prefeito como simples secretário que, de repente, deu um golpe num trono desocupado de conteúdo. A importância de seu cargo cresceu dentro da própria política merovíngia. Os prefeitos podiam atuar em nome dos reis, disputar espaço entre si e até depender da legitimidade dinástica para consolidar seus projetos.
Quem eram os prefeitos do palácio? O título latino maior domus costuma ser traduzido por “prefeito do palácio”. A tradução é tradicional, mas “prefeito”, no uso atual, pode causar confusão. Não se tratava do governante de um município. Era um alto funcionário da casa régia cujo papel político se ampliou com o tempo. Entre suas tarefas e oportunidades estavam organizar redes da corte, intermediar interesses aristocráticos e, em determinadas circunstâncias, comandar ações políticas ou militares.
Também não existia necessariamente um único prefeito soberano sobre todos os francos. Nos períodos em que Austrásia, Nêustria e Borgonha mantinham cortes ou interesses separados, cargos semelhantes podiam estar associados a centros políticos diferentes. A rivalidade entre os ocupantes é uma das razões pelas quais contar a história como um duelo entre “rei fraco” e “prefeito forte” é insuficiente.
Alguns prefeitos acumularam poder extraordinário. Outros enfrentaram contestação e precisaram negociar com adversários. Ebroíno, por exemplo, teve papel decisivo nas disputas da Nêustria no século VII. No início do VIII, as guerras envolveram rivais do mesmo cargo em regiões distintas. O posto podia servir à dinastia reinante e, ao mesmo tempo, fortalecer famílias capazes de ocupá-lo repetidamente.
O crescimento da casa associada a Pepino de Herstal e a Carlos Martel foi um processo de competição entre aristocracias, não o simples reconhecimento pacífico de que aqueles homens eram superiores aos reis. Antes de se tornarem reis, os antepassados de Carlos Magno consolidaram influência como participantes e vencedores de guerras internas da sociedade franca.
De Clotário II a Dagoberto I: o suposto começo da decadência Em 613, Clotário II reuniu sob sua autoridade os principais reinos francos após um longo período de conflitos. No ano seguinte, a assembleia de Paris e o conhecido édito associado a seu reinado ilustram a necessidade de negociar com bispos e aristocratas. Esses acontecimentos às vezes foram tratados como início de uma progressiva capitulação do poder régio diante dos grandes senhores. Uma leitura mais cautelosa vê neles o funcionamento de uma monarquia que precisava produzir acordos e reconhecimentos.
Dagoberto I, sucessor de Clotário, governou no século VII e morreu em 639. Sua figura tornou-se referência frequente na tradição que procura o “último grande rei” antes da suposta era dos indolentes. Mas transformar sua morte num interruptor que teria desligado o poder merovíngio empobrece a história. Seu governo não anulou as tensões entre regiões e elites; os reinados posteriores tampouco se tornaram todos iguais entre si.
O período também evidencia a importância de subdivisões do poder. Dagoberto foi estabelecido na Austrásia enquanto seu pai ainda vivia, e membros da família receberam regiões para governar. Tais arranjos podiam permitir continuidade e cooperação, mas criavam oportunidades para cortes e aristocracias desenvolverem interesses próprios. A posição do prefeito do palácio deve ser entendida dentro desse sistema.
Palmer inclui Dagoberto entre os exemplos de soberanos atentos à administração e às alianças aristocráticas, mas recusa a narrativa segundo a qual, depois dele, só restaram vultos sem ação. Se queremos entender a segunda metade do século VII, precisamos seguir as relações políticas específicas que cada sucessão produziu.
Reis crianças e regências: uma questão diferente de preguiça Ao longo da história merovíngia, alguns herdeiros chegaram ao trono ainda muito jovens. Uma criança não podia agir como um adulto com décadas de experiência e seguidores próprios. Sua posição favorecia a atuação de parentes, rainhas, tutores, prefeitos e outros membros da corte. Isso, porém, não transformava a monarquia em ficção: controlar a pessoa do rei, proteger sua sucessão e falar em seu nome tinha enorme peso político.
Depois da morte de Clóvis II, em meados do século VII, sua viúva Batilde participou da política régia durante a menoridade de Clotário III. Sua trajetória demonstra como a agência política não se concentrava exclusivamente no rei adulto ou no prefeito do palácio. As fontes hagiográficas que a apresentam como santa são valiosas, mas têm finalidades religiosas e políticas próprias. Não devem ser lidas como registro completo de suas decisões, nem utilizadas para apagar os conflitos de sua época.
Chamar um rei que foi coroado na infância de “indolente” por não haver comandado pessoalmente o reino é um anacronismo de julgamento. Também seria inadequado supor que todos os que haviam começado a reinar jovens continuaram incapazes quando adultos. Era necessário acompanhar a duração do reinado e os grupos envolvidos em sua corte, em vez de converter a idade inicial em caráter permanente.
A comparação com outros períodos medievais ajuda a perceber a lógica: a menoridade de um rei podia ampliar a atividade de regentes sem eliminar o prestígio da dinastia. No caso franco, a repetição de sucessões delicadas ofereceu aos agentes do palácio oportunidades de fortalecer suas redes. Esse processo ajuda a explicar alterações institucionais sem atribuí-las a uma herança biológica de passividade.
Childerico II: um rei que não cabe no estereótipo Childerico II governou na Austrásia a partir de 662 e passou a exercer autoridade também na Nêustria em 673. Foi assassinado em 675. Seu destino dificilmente combina com a imagem de homens tão apagados que ninguém lhes atribuía importância política. O episódio demonstra que a pessoa do rei continuava no centro de conflitos capazes de terminar em violência extrema.
Isso não transforma Childerico II num monarca absoluto. Pelo contrário: as disputas que cercam sua trajetória expõem a fragilidade das alianças e a capacidade dos grandes homens de contestar o governo. O dado decisivo é que continuava a valer a pena controlar, apoiar ou derrubar um membro da dinastia. Uma realeza sem relevância política não provocaria as mesmas disputas pelo seu ocupante.
O assassinato de 675 também permite observar a vida posterior do acontecimento. Historiadores de épocas mais tardias reinterpretaram esse regicídio conforme suas próprias preocupações. Já na Idade Média, portanto, a história merovíngia não era apenas conjunto de fatos passados; era material com que se discutiam legitimidade, lealdade e violência política.
A trajetória de Childerico II não invalida a ascensão dos prefeitos. Ela demonstra que essa ascensão ocorreu em meio a conflitos reais pelo governo, e não num vazio tranquilo deixado por uma sucessão uniforme de reis indiferentes.
Teodorico III e Childeberto III: monarcas esquecidos pelo rótulo Teodorico III reinou na segunda metade do século VII, em uma conjuntura de competição entre facções e centros regionais. Childeberto III reinou no início do século VIII. Ambos foram, em leituras tradicionais, reunidos indiscriminadamente entre os reis que nada faziam. Uma parte da pesquisa atual rejeita essa redução. Palmer destaca ações e interesses de seus reinados relacionados à lei, à administração e à negociação com aristocratas.
O problema de uma narrativa centrada apenas em guerras heroicas torna-se visível aqui. Um rei pode deixar menos campanhas memoráveis que um prefeito poderoso e, ainda assim, importar para a continuidade de direitos, da justiça, dos acordos e da circulação de recursos. Uma corte que emite decisões e estabelece vínculos não desaparece do mapa apenas porque outra figura lidera o exército.
Childeberto III oferece um exemplo documental específico. Uma coleção acadêmica de diplomas merovíngios preservados em arquivos franceses registra, entre outros atos, uma concessão de 710 referente a receitas de um mercado destinadas a Saint-Denis. O documento precisa ser interpretado dentro de seus mecanismos de produção e das relações com a instituição beneficiada; não basta afirmar que cada palavra corresponde à vontade pessoal do soberano. Mas sua existência é incompatível com a tese de que o reinado era uma página totalmente em branco.
Teodorico III, por sua vez, atravessou lutas que reconfiguraram o equilíbrio entre grupos neustrianos e austrasianos. Sua presença nas alianças e sucessões tinha significado mesmo quando os prefeitos exerciam comando militar. Os dois reinados mostram por que “menos independência do que Clóvis” e “ausência de qualquer autoridade” são afirmações muito diferentes.
Cartas régias e diplomas: o que os documentos demonstram? Documentos emitidos em nome de reis podiam confirmar propriedades, garantir privilégios, solucionar disputas e favorecer instituições religiosas. Suas fórmulas, selos e testemunhas integram uma cultura política em que a autoridade régia ainda era útil. Eles oferecem contraponto importante aos relatos que chamam os soberanos de figurantes.
O cuidado historiográfico, entretanto, precisa funcionar nos dois sentidos. Um diploma não demonstra automaticamente que o rei o redigiu, discutiu cada detalhe ou atuou sem influência dos conselheiros. A elaboração de atos envolvia pessoas e interesses variados; muitos documentos chegaram a nós por meio de arquivos e transmissões posteriores, que exigem análise diplomática. O que eles podem mostrar com segurança, quando autênticos e bem contextualizados, é que a instituição monárquica continuava capaz de formalizar decisões reconhecidas como válidas.
O acervo publicado pela Cambridge University Press registra, além do diploma de Childeberto III, uma concessão atribuída a Chilperico II em 716–717. A combinação de documentos, narrativas e indícios materiais impede uma descrição do período como se houvesse apenas prefeitos e soldados. Ainda havia concessões, patronagem, disputas jurídicas e laços com igrejas.
Perguntar “quem governava?” exige, portanto, mais do que contar quantos documentos levam o nome de cada pessoa. É preciso entender quem solicitou o ato, quem o tornou possível, a quais aliados ele beneficiou e por que se continuava a buscar a chancela do rei.
A batalha de Tertry, em 687: começo automático da nova dinastia? Pepino de Herstal, conhecido em muitos estudos como Pepino II, obteve uma vitória importante em Tertry, em 687, contra rivais neustrianos. O episódio fortaleceu sua posição e costuma figurar como marco da ascensão dos antepassados carolíngios. A vitória, no entanto, não significou que ele se tornou rei naquele dia nem que a monarquia merovíngia deixou de ter função.
Um capítulo da Nova História Medieval de Cambridge observa que autores próximos à tradição carolíngia reordenaram retrospectivamente o passado para apresentar Tertry como início de uma dominação inevitável. Na interpretação ali defendida, Pepino não destruiu o regime merovíngio da Nêustria em 687: integrou-se a ele e procurou consolidar influência dentro de suas estruturas. A diferença é decisiva. O domínio carolíngio posterior não deve ser projetado inteiro sobre o resultado imediato da batalha.
Depois de Tertry, ainda houve reis merovíngios, cortes e disputas entre pessoas que apoiavam diferentes coalizões. A vitória militar ampliou capacidade de negociar cargos e recursos, mas o poder precisava ser mantido continuamente. Mesmo uma família bem-sucedida podia enfrentar sucessões difíceis, derrotas e alianças rivais.
A transformação de um fato importante em “momento inaugural” responde ao desejo de encontrar uma data simples para uma mudança longa. Tertry foi uma etapa; a deposição de 751, outra. Entre ambas há mais de sessenta anos de política, e não uma única linha reta que inevitavelmente conduz ao trono de Pepino III.
A crise depois da morte de Pepino de Herstal Pepino de Herstal morreu em 714. Se sua família controlasse de maneira estável e absoluta o governo dos francos desde Tertry, a sucessão deveria parecer simples. Não foi o que aconteceu. A distribuição de cargos, os interesses de parentes e as reações de grupos regionais produziram novos confrontos. O futuro Carlos Martel precisou conquistar sua posição num ambiente contestado.
O rei merovíngio Chilperico II e o prefeito neustriano Ragenfrido participaram das disputas contra os adversários austrasianos. A presença de um rei nessa coalizão lembra que a dinastia não estava simplesmente aguardando o momento de desaparecer. Ao mesmo tempo, não é necessário atribuir a Chilperico iniciativa exclusiva em cada campanha para reconhecer o peso do título que carregava.
O Livro da História dos Francos, concluído por volta de 727, narra parte desse processo. Embora reserve atenção crescente aos antepassados de Carlos Magno, não deve ser reduzido a um panfleto escrito depois da queda merovíngia: antecede 751 e nasceu em outra configuração política. Rosamond McKitterick destaca que sua narrativa termina com a vitória inicial de Carlos Martel sobre Ragenfrido e Chilperico II, e que copistas carolíngios mais tarde puderam reorganizar a leitura da obra em manuscritos.
Essa diferença entre o momento de composição de um texto e seus usos posteriores é essencial. Uma fonte neustriana do início do VIII não expressa automaticamente o programa de Eginhardo no século IX. Ambas, porém, ajudam a perceber como guerras e memória se influenciaram mutuamente.
Carlos Martel e a concentração de poder Carlos Martel, filho de Pepino de Herstal, consolidou gradualmente uma posição dominante ao longo de guerras internas e campanhas externas. Na tradição carolíngia, sua trajetória frequentemente aparece como prova de que os prefeitos governavam enquanto os reis merovíngios apenas ocupavam o trono. É verdade que sua capacidade militar e política alterou profundamente o equilíbrio de poder. O exagero está em transformar essa situação específica num retrato fiel de todos os reinados desde Dagoberto.
O controle de recursos e seguidores permitiu a Carlos intervir em diferentes regiões francas. A fama de suas campanhas posteriores não deve esconder as lutas anteriores contra concorrentes dentro do próprio mundo franco. Tampouco é correto considerar que tudo o que ele fez decorreu apenas de um cargo abstrato: sua autoridade dependia de vitórias, acordos, patronagem e da capacidade de transmitir uma posição vantajosa aos filhos.
Entre 737 e 743, depois da morte de Teodorico IV, o reino permaneceu sem um rei merovíngio no trono. Carlos Martel ainda vivia na primeira parte desse intervalo, e morreu em 741. Esse fato mostra até onde chegara a autonomia dos dirigentes carolíngios. Mas a decisão posterior de instalar novamente um merovíngio evidencia que a função simbólica e política da dinastia não havia se tornado descartável em todas as circunstâncias.
Palmer sugere que o fim da monarquia merovíngia talvez não parecesse nem inevitável nem desejável até a fase final das conquistas de Carlos Martel, na década de 730. Para quem vivia o período, os desfechos futuros não eram conhecidos. O historiador deve evitar o conforto retrospectivo de quem já sabe que Pepino seria rei em 751.
Por que colocar Childerico III no trono em 743? Depois da morte de Carlos Martel, seus filhos Pepino e Carlomano assumiram posições de liderança. Em 743, Childerico III foi instalado como rei. O gesto é uma das maiores dificuldades para qualquer explicação simplista. Se o título merovíngio já fosse inteiramente inútil, por que restaurar um rei depois de anos de vacância?
Não existe um documento que enumere sem margem de dúvida todos os cálculos políticos da instalação. Uma interpretação plausível é que a presença de um soberano dinasticamente reconhecível favorecesse a construção de alianças e desse forma tradicional às ações dos prefeitos. Também podia ajudar a administrar resistências num espaço franco ainda marcado por conflitos. Essas são inferências historiográficas baseadas no contexto, não declarações preservadas de Pepino e Carlomano.
De toda maneira, a escolha revela a persistência do prestígio merovíngio. Os homens mais influentes podiam controlar o processo de escolha e restringir os meios do rei, mas ainda encontravam razões para manter a coroa sobre um membro da dinastia. O intervalo sem rei e a posterior restauração não são etapas naturais de uma marcha predeterminada: são decisões políticas de momentos diferentes.
As informações sobre o próprio Childerico são escassas. É melhor reconhecer esse limite do que atribuir-lhe, por imaginação, uma personalidade preguiçosa, ingênua ou covarde. Sabemos que foi colocado no trono, que acabou deposto e que narrativas posteriores o reduziram a um tipo literário. Entre esses fatos há muitas lacunas.
O golpe de 751: o que podemos afirmar com segurança? Pepino III, filho de Carlos Martel, substituiu Childerico III como rei dos francos em meados do século VIII. Costuma-se datar a mudança de 751. Mas as etapas exatas da substituição foram reconstruídas sobretudo por autores que escreveram depois do acontecimento. Marios Costambeys, Matthew Innes e Simon MacLean chamam atenção para dois documentos especialmente úteis: em 20 de junho de 751, Pepino ainda aparecia como prefeito do palácio; em 1º de março de 752, já recebia o título de rei dos francos. Entre essas datas ocorreu a mudança de condição.
Isso não significa que o ano tradicional de 751 tenha de ser descartado. Significa que convém separar a cronologia geral, bem estabelecida, da descrição minuciosa da cerimônia, que permanece incerta. Não há uma ata contemporânea preservada que nos permita reconstituir todos os presentes, as palavras pronunciadas, a reação de Childerico e cada etapa da transferência de poder.
O rei deposto foi enviado para uma comunidade religiosa, segundo as tradições que chegaram até nós, e teve os cabelos cortados. Tal procedimento combinava a retirada política com um sinal visível de perda de condição régia. A circunstância exata e o papel de cada agente são conhecidos por textos de épocas e perspectivas diferentes, que requerem comparação.
Chamar o episódio apenas de “eleição do homem mais competente” repete a autojustificação carolíngia. Chamá-lo apenas de conquista pessoal de Pepino ignora a importância de alianças aristocráticas, linguagem religiosa e reconhecimento público. A transferência de coroa precisou ser apresentada como legítima porque a velha família ainda representava algo para a sociedade franca.
O papa Zacarias autorizou a mudança? Segundo uma narrativa difundida pelos Anais do Reino Franco, emissários teriam perguntado ao papa Zacarias se devia ser rei aquele que possuía o título ou aquele que exercia a autoridade efetiva. A resposta atribuída ao papa favorecia Pepino. Essa versão tornou-se célebre porque transforma a substituição dinástica numa decisão racional sancionada pela maior autoridade religiosa do Ocidente latino.
O problema reside nas fontes. Os anais foram compilados no meio ligado à dinastia vencedora, depois dos acontecimentos. Costambeys, Innes e MacLean ressaltam que os testemunhos francos que descrevem os detalhes de 751 são, com grande probabilidade, retrospectivos. Os documentos romanos aproximadamente contemporâneos não fornecem a confirmação direta que se desejaria para a consulta tal como narrada. O silêncio não prova que nenhum contato houve; impede, porém, que se relate a famosa pergunta e resposta como diálogo documentalmente transcrito.
Outros textos francos, como as continuações da crônica atribuída a Fredegário, oferecem versões que também precisam ser datadas e analisadas. A historiografia discute o momento de composição de cada camada dessas obras. O ponto relevante para o público é simples: havia interesse carolíngio em mostrar que o novo rei surgira de uma decisão justa, apoiada pela Igreja e coerente com um poder já exercido havia gerações.
Essa cautela não retira o papel do papado na história subsequente. Em 754, o papa Estêvão II realizou uma unção de Pepino e de membros de sua família, episódio mais bem sustentado por evidências papais. Mas 754 e 751 são datas distintas. Fundir ambos os acontecimentos numa cerimônia única obscurece a formação gradual da nova legitimidade.
Pepino foi ungido em 751 por Bonifácio? Muitos resumos afirmam que Bonifácio ungiu Pepino em 751, por ordem de Zacarias, e que Estêvão II repetiu a cerimônia em 754. Essa sequência circulou durante séculos e ainda aparece em obras de divulgação. A crítica das fontes tornou sua primeira parte bastante duvidosa.
Conor O'Brien, ao estudar a origem da unção régia, afirma que não está claro se ocorreu qualquer unção em 751. Se ocorreu, a atribuição específica a Bonifácio não se sustenta. O nome dele aparece na versão dos Anais do Reino Franco, redigida décadas depois. Em contrapartida, a unção realizada pelo papa Estêvão II em 754 tem apoio em testemunhos papais posteriores próximos do episódio.
Portanto, o tratamento editorial rigoroso distingue: a mudança dinástica ocorreu no intervalo documental de 751–752 e costuma ser datada de 751; a história da consulta a Zacarias foi narrada por autores ligados à nova dinastia e é objeto de discussão; a suposta unção de 751 por Bonifácio não deve ser apresentada como fato comprovado; a unção pontifícia de 754 possui base mais sólida.
O episódio ilustra um princípio fundamental da história medieval: repetir um detalhe muitas vezes não o transforma em testemunho contemporâneo. O historiador precisa perguntar de onde veio a informação, quando foi escrita e a que finalidade servia.
A deposição teve apoio de todos os francos? As fontes carolíngias tendem a representar a mudança de dinastia como resolução natural de um problema antigo. Mas não possuímos uma pesquisa de opinião do reino franco nem registros completos de uma assembleia que autorizem dizer que “todo o povo” queria o afastamento de Childerico III. O apoio dos grupos politicamente decisivos foi suficiente para consolidar Pepino. Isso é diferente de unanimidade demonstrável.
O silêncio relativo a uma oposição organizada e vitoriosa não prova ausência de reservas. Aristocracias regionais, bispos e clientes de diferentes famílias podiam ter interesses divergentes, e nem todos produziram textos conservados. A nova dinastia teve fortes motivos para controlar a memória de sua ascensão: havia destituído uma linhagem que reinara por mais de dois séculos. A hereditariedade de seus próprios filhos parecia mais segura quando a mudança anterior era apresentada como pacífica e necessária.
O fato de Pepino ter precisado construir e reafirmar legitimidade também explica a importância das relações com a Igreja e da unção de 754. Seus partidários podiam mostrar que a nova autoridade dispunha de meios militares e reconhecimento religioso. É uma combinação histórica concreta, não uma tese filosófica de que “o poder pertence sempre a quem o exerce”.
É importante evitar o movimento inverso, igualmente fácil: transformar Childerico numa figura popular e resistente apenas porque o relato de seus vencedores é tendencioso. Sobre suas ações pessoais sabemos pouco. A crítica das fontes não autoriza inventar o passado que elas calaram.
A monarquia merovíngia realmente havia enfraquecido? Sim, se a pergunta se refere à capacidade de certos soberanos de controlar pessoalmente decisões que seus antepassados em outros períodos puderam influenciar. Ao final do processo, Carlos Martel governou por anos sem rei, e seus filhos tiveram condições de instalar e depois remover Childerico III. É impossível negar a concentração extraordinária de poder em sua família.
Mas “enfraquecer” não descreve uma medida simples e constante desde a morte de Clóvis. A autoridade variou conforme as divisões sucessórias, a idade do governante, sua capacidade de formar coalizões, as circunstâncias militares e os interesses das regiões. O próprio governo de um prefeito poderoso podia depender do nome do rei para produzir atos ou apresentar decisões aceitáveis. Havia momentos em que uma aliança reforçava a monarquia; em outros, a corte cedia espaço a um dirigente militar.
O enfraquecimento também não deve ser atribuído apenas a características pessoais. Se sucessivas famílias aristocráticas obtiveram meios de mobilizar tropas e administrar recursos, isso refletia a maneira como o reino se organizava. As disputas pela Nêustria e pela Austrásia não nasceram da sonolência de seus reis; eram conflitos estruturais sobre quem teria acesso aos homens, às propriedades e às posições de comando.
O termo “reis indolentes” é impreciso justamente porque confunde um fenômeno real, a alteração progressiva na distribuição do poder, com uma causa moral simplista. Uma explicação melhor reconhece a força dos prefeitos sem abolir a política feita pelos reis e em torno deles.
A Igreja estava apenas escolhendo o lado vencedor? Bispos, abades e comunidades religiosas aparecem constantemente na documentação dessa época, mas não formavam um único partido com uma vontade uniforme. Alguns dependiam do favor régio; outros negociavam com prefeitos e aristocratas; instituições distintas disputavam propriedades, privilégios e proteção. A linguagem cristã do poder já fazia parte da monarquia merovíngia muito antes de Pepino receber uma unção pontifícia.
Os reis faziam concessões a igrejas e mosteiros, e as instituições religiosas podiam conservar documentos desses favores. A persistência de diplomas régios nas coleções monásticas é sinal da importância jurídica e patrimonial dessas relações. Em contrapartida, a sobrevivência das fontes favorece justamente os lugares que tinham motivos para preservar seus títulos de propriedade. O que conhecemos é uma seleção marcada pelas necessidades dos arquivos e pela atuação posterior de copistas.
Quando Pepino buscou reforçar sua posição, as alianças e cerimônias eclesiásticas forneceram uma linguagem de legitimidade capaz de circular para além de um círculo militar. Contudo, falar numa Igreja que “tirou o poder dos reis por decreto” reduz um processo de guerras, negociações e sucessões a uma decisão clerical isolada. Também não seria preciso afirmar que a unção inventou do zero a sacralidade do governo franco. As relações entre monarquia e cristianismo já tinham longa história.
O papel efetivo de Zacarias em 751 permanece discutido; o ato de Estêvão II em 754 é mais seguro. A diferença entre esses níveis de evidência deve aparecer em qualquer artigo que deseje explicar, e não apenas repetir, o nascimento da dinastia carolíngia.
As rainhas desaparecem quando se fala em “reis indolentes”? Frequentemente, sim. A narrativa tradicional costuma apresentar dois personagens: um monarca inerte e um prefeito enérgico. Com isso, rainhas, mães de reis, parentes femininas, bispos e outros agentes são empurrados para fora da história. O caso de Batilde mostra como uma mulher podia exercer autoridade em meio à menoridade de um soberano, negociar relações com a aristocracia e permanecer central na memória religiosa posterior.
A presença de uma rainha numa regência não permite imaginar liberdade ilimitada. Seu poder dependia de alianças e sofria contestação; fontes escritas para celebrá-la ou atacá-la selecionavam episódios segundo objetivos próprios. Ainda assim, ignorá-la distorce a compreensão de quem tomava decisões. O governo era resultado de articulações, e não de uma disputa mecânica entre dois cargos masculinos.
Mesmo depois que o foco recai sobre os antepassados carolíngios, as mulheres continuam importantes nas redes familiares que produziam alianças e direitos de sucessão. A construção posterior de uma linha dinástica pode fazer parecer que cada transmissão ocorreu de pai para filho sem incertezas. Na realidade, casamento, maternidade, parentesco e patrimônio contribuíam para o alcance político de cada família.
A pergunta “quem governava durante a infância do rei?” requer, portanto, identificar indivíduos e coalizões. Responder automaticamente “o prefeito” pode ser tão enganoso quanto responder “somente a rainha”. As possibilidades variavam, e as fontes nem sempre deixam claro onde terminava a influência de um agente e começava a do outro.
Por que a legitimidade merovíngia durou tanto? Se os prefeitos já exerciam amplos poderes décadas antes de 751, por que esperar tanto tempo para assumir a coroa? A resposta mais plausível é que reinar exigia mais que vencer batalhas. O parentesco com a casa merovíngia ainda ajudava a tornar reconhecível a autoridade num espaço político composto de regiões e grupos diferentes. As ações dos agentes do palácio podiam ser justificadas e formalizadas dentro de uma ordem tradicional.
O fato de uma dinastia continuar no trono não prova que todos os seus membros eram independentes. Mas sua permanência indica que sua substituição tinha custos e exigia oportunidades. Enquanto os prefeitos podiam governar com um rei, tomar para si o título talvez não produzisse vantagens suficientes para compensar riscos. A situação mudou com as conquistas de Carlos Martel e com o domínio de seus filhos sobre os principais instrumentos do governo.
O intervalo sem rei entre 737 e 743 é revelador: demonstra que uma administração sem merovíngio era possível. A instalação de Childerico III demonstra, por sua vez, que a solução não fora considerada definitiva. A destituição de 751 foi uma terceira escolha. Lidas juntas, essas decisões mostram experimentação política, não mero cumprimento de um destino escrito desde a morte de Dagoberto.
O prestígio dinástico também explica por que Eginhardo precisava minimizar o último soberano. Se todos soubessem sem qualquer dúvida que Childerico não significava nada, gastar tantas palavras para transformá-lo em figura ridícula teria menos utilidade. O vigor do retrato polemista é, em parte, indício da importância de justificar a substituição.
A história foi escrita pelos vencedores? A expressão é atraente, mas merece precisão. Os carolíngios produziram ou patrocinaram relatos muito influentes, e sua vitória afetou a conservação e a leitura de textos anteriores. Isso não quer dizer que todas as fontes da época tenham sido inventadas por sua corte nem que historiadores estejam condenados a repetir apenas sua versão.
O Livro da História dos Francos, escrito antes da mudança dinástica, oferece uma perspectiva diferente das narrativas francas posteriores. As continuações da crônica atribuída a Fredegário passaram por elaboração e transmissão próprias; os Anais do Reino Franco organizaram o passado a partir das necessidades do novo poder; Eginhardo compôs uma biografia com ambições literárias e políticas. Documentos jurídicos, vidas de santos e vestígios materiais apresentam outros ângulos e também têm problemas específicos.
A pergunta correta não é se devemos aceitar ou rejeitar integralmente um autor por simpatizar com uma dinastia. É como ele seleciona acontecimentos, a que distância escreve, de quem recebe informações, qual público procura convencer e que fatos outros testemunhos permitem confrontar. A descrição de Eginhardo é uma fonte excelente para estudar a memória carolíngia; é menos segura como observação direta dos hábitos pessoais de Childerico III.
A transmissão dos manuscritos complica ainda mais a leitura. Textos anteriores podiam ser copiados ao lado de relatos carolíngios e receber novas interpretações. Rosamond McKitterick chama atenção para esse tipo de organização dos livros históricos. O ambiente de leitura não era neutro: mesmo uma narrativa produzida antes de 751 podia ser apresentada aos leitores posteriores dentro de uma história que apontava para a vitória de Carlos Magno.
Por que não chamar esses governantes de “reis da França”? É comum encontrar listas que apresentam Clóvis ou Childerico III como integrantes de uma sequência simples de “reis da França”. A expressão pode ter utilidade didática quando se estuda a longa história da monarquia francesa, mas ela é anacrônica se induz a imaginar a França atual já existente no século VII. Os soberanos merovíngios governavam reinos francos cujas composições territoriais e identidades políticas mudavam.
Austrásia, Nêustria e Borgonha cobriam espaços que atravessam fronteiras nacionais modernas. A futura história francesa herdou parte desse passado, mas não o possui sozinha. O reino dos francos também é central para a história de territórios que mais tarde integrariam outras formações europeias. Usar “rei dos francos” costuma ser mais apropriado quando se explicam os acontecimentos de sua própria época.
O anacronismo nacional pode reforçar o mito dos “indolentes”. Se imaginamos uma França contínua, com o mesmo centro político e a mesma lógica institucional durante séculos, qualquer distribuição regional de poder parece automaticamente um colapso. Se reconhecemos a pluralidade dos reinos francos, o processo se torna mais compreensível: cortes diferentes e coalizões rivais disputavam o governo dentro de uma tradição dinástica comum.
O mesmo cuidado vale para a palavra “império”. A família de Pepino ocuparia papel central na formação do império de Carlos Magno, coroado imperador em 800. Não se deve projetar a autoridade imperial posterior sobre as possibilidades de Pepino de Herstal em 687 ou do rei Childeberto III em 710.
O retrato de Eginhardo pode conter alguma verdade? Sim. A crítica à intenção política do autor não obriga a afirmar que a concentração de poder nas mãos dos prefeitos é fictícia. Para a fase final da dinastia, sobretudo depois das vitórias de Carlos Martel, há fortes razões para reconhecer que o centro decisivo de comando passou à família carolíngia. Childerico III foi instalado e removido por dirigentes cujos recursos superavam os seus.
O erro está em tomar o retrato literário como descrição completa, literal e transferível a todos os reis de mais de um século. Uma caricatura pode funcionar porque exagera um desequilíbrio real. A carroça, o silêncio do soberano e sua suposta completa ausência de iniciativa dão ao leitor uma explicação instantânea, mas obscurecem a duração e as diferentes formas assumidas pela mudança.
Também é possível que Eginhardo se apoiasse em lembranças de cerimônias mais antigas, adaptando-as para provocar contraste. Não possuímos evidências suficientes para decidir que o detalhe da carroça corresponde exatamente ao deslocamento pessoal de Childerico em cada assembleia. A maneira historicamente responsável de apresentar a passagem é dizer que Eginhardo relata essa cena e explicar a função do relato, em vez de usá-la como fotografia do período.
Assim se evitam dois excessos. Um consiste em acreditar em toda a cena porque ela é antiga. O outro consiste em negar qualquer deslocamento de autoridade porque o testemunho é partidário. A história exige pesar fontes de natureza e data diferentes.
O que o nome “reis indolentes” esconde? Esconde primeiro a duração: há mais de um século entre a morte de Dagoberto I e a deposição de Childerico III. Reunir esse intervalo sob uma única palavra elimina mudanças, conflitos, alternâncias regionais e sucessões. Esconde depois as pessoas: crianças, soberanos adultos, rainhas, bispos, aristocratas e prefeitos tornam-se personagens de um roteiro em que se conhece o fim desde a primeira página.
O rótulo esconde ainda o caráter coletivo da política franca. A autoridade não era uma substância armazenada apenas no corpo do rei; dependia de recursos, reconhecimento e colaboração. Reis diferentes podiam exercer influência desigual sem que todos fossem meros bonecos. Prefeitos diferentes podiam acumular força sem que o cargo, em todo momento, anulasse o rei.
Por fim, a expressão apaga a própria construção da memória carolíngia. Se o último século merovíngio era apresentado como período de vazio, a ascensão de Pepino podia parecer uma reparação, não a substituição de uma família que ainda possuía direitos e prestígio. A história dos “reis que nada faziam” teve trabalho político a realizar: explicar por que outra família passara a reinar.
Nada impede empregar “Reis Indolentes” no título de um artigo, desde que o texto deixe claro que é uma categoria tradicional sob exame. O termo é reconhecível para o público e oferece oportunidade de investigar como uma fórmula atravessa os séculos mesmo quando a pesquisa se torna mais crítica.
Perguntas frequentes
Todos os reis merovíngios depois de Dagoberto foram incapazes?
Não. Os reinados apresentaram diferenças consideráveis. Alguns soberanos começaram a governar na infância, outros exerceram influência sobre questões administrativas e aristocráticas, e outros dependeram fortemente de oficiais e famílias poderosas. O capítulo de James T. Palmer sobre 613–751 destaca Dagoberto I, Teodorico III e Childeberto III entre governantes cuja atuação não cabe numa simples história de inação.
Os prefeitos do palácio eram reis sem coroa?
Em fases tardias, alguns controlaram recursos e decisões que normalmente associaríamos ao poder de governo. Mas sua autoridade tinha trajetória própria e, durante muito tempo, conviveu com a legitimidade merovíngia. Não é adequado descrever todo prefeito de qualquer região e década como ocupante de uma mesma posição soberana.
A carroça puxada por bois existiu?
A cena está na narrativa de Eginhardo. Não dispomos de confirmação independente que permita tratá-la como descrição exata e repetida do cotidiano de Childerico III ou dos demais reis. É uma evidência segura do retrato que o biógrafo quis transmitir; seu valor como observação literal é mais limitado.
Childerico III foi o último rei merovíngio?
Sim. Sua deposição marca a passagem da realeza franca à família de Pepino. A transferência costuma ser datada de 751, embora os documentos mais firmes conhecidos enquadrem a mudança entre junho de 751 e março de 752. A posteridade conservou poucos dados para reconstruir a personalidade e as decisões individuais de Childerico.
Bonifácio ungiu Pepino em 751?
Não se deve afirmar isso como fato estabelecido. A alegação aparece em tradição franca posterior e foi questionada pela crítica moderna. Nem sequer está assegurado que tenha havido uma unção em 751. A unção pontifícia de 754, realizada por Estêvão II, é um episódio mais bem documentado.
Conclusão
Os chamados “Reis Indolentes” não formaram um grupo de governantes idênticos. A expressão reúne situações separadas por décadas, transforma em característica pessoal mudanças na organização do poder e beneficia uma narrativa segundo a qual a substituição dos merovíngios era inevitável. Há, sem dúvida, uma história real de fortalecimento dos prefeitos do palácio e da família de Carlos Martel. Negá-la seria tão equivocado quanto repetir sem crítica a caricatura de Eginhardo.
Os documentos mostram que a monarquia merovíngia ainda servia para legitimar decisões, proteger direitos e organizar alianças, mesmo quando determinados prefeitos reuniam recursos superiores aos de um soberano. A vitória de Pepino em 751 deve ser entendida como resultado de conflitos e escolhas, não como prêmio automático concedido a quem trabalhou enquanto outros dormiam. A instalação de Childerico III em 743 e sua remoção anos depois ilustram tanto a persistência do prestígio dinástico quanto a capacidade carolíngia de superá-lo.
Ler essa história com rigor exige reconhecer os limites das fontes. Sabemos menos sobre a vida individual de vários reis do que gostaríamos. Em compensação, sabemos o bastante para questionar a ideia de que um século inteiro de política franca pode ser resumido por uma fila de homens inertes. O apelido sobreviveu porque conta uma boa história. A história dos merovíngios, por sua vez, é mais interessante quando não se confunde uma boa história com a última palavra sobre o passado.
Fontes
EGINHARDO. Vita Karoli Magni (Vida de Carlos Magno). Tradução inglesa de Samuel Epes Turner. New York: Harper & Brothers, 1880. Texto medieval redigido no século IX, reproduzido pelo Internet Medieval Sourcebook, Fordham University. Utilizado como testemunho da narrativa carolíngia, com as cautelas indicadas no artigo.
PALMER, James T. The Rise of the Shadow Kings (613–751). In: Merovingian Worlds. Cambridge: Cambridge University Press, 2024. p. 116–142. DOI: 10.1017/9781108656573.006.
COSTAMBEYS, Marios; INNES, Matthew; MACLEAN, Simon. The creation of Carolingian kingship to 800. In: The Carolingian World. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 31–79. DOI: 10.1017/CBO9780511973987.004.
O'BRIEN, Conor. The Origins of Royal Anointing. Studies in Church History, v. 59, p. 27–47, 2023. DOI: 10.1017/stc.2023.4.
MCKITTERICK, Rosamond. Pippinids, Arnulfings and Agilolfings: the creation of a dynasty. In: Charlemagne: The Formation of a European Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 57–136. DOI: 10.1017/CBO9780511803314.003.
FOURACRE, Paul; GERBERDING, Richard A. Late Merovingian France: History and Hagiography, 640–720. Manchester: Manchester University Press, 1996. Coletânea de fontes traduzidas e contextualizadas.
FOX, Yaniv. The Merovingians in Historiographical Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 2024. Estudo da representação posterior da dinastia.
WOOD, Ian N. The Merovingian Kingdoms, 450–751. London: Longman, 1994. Síntese acadêmica clássica sobre a política dos reinos francos.
Diplomata et Chartae Merovingicae Aetatis in Archivo Franciae Asservata. Cambridge: Cambridge University Press. Coleção de diplomas merovíngios preservados em arquivos franceses; consultar a edição e o contexto de cada peça antes de atribuir sua formulação diretamente ao rei.
FOURACRE, Paul. Frankish Gaul to 814. In: MCKITTERICK, Rosamond (org.). The New Cambridge Medieval History, v. 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. p. 85–109. DOI: 10.1017/CHOL9780521362924.006.
