Curiosidades medievais
20 Provérbios que se originaram na idade média
Por História Medieval · · 22 min de leitura · Curiosidades medievais
Uma frase pronunciada hoje à mesa pode ter atravessado séculos. Dizemos que alguém “foi buscar lã e voltou tosquiado”, que “quem muito abarca pouco aperta” ou que “para bom entendedor, meia palavra basta”. Essas fórmulas parecem nascer de situações comuns e não precisam de uma assinatura para sobreviver. Mas é precisamente por isso que investigar sua história é difícil: um provérbio pode circular durante gerações antes que alguém o escreva.
Existe uma diferença decisiva entre encontrar um provérbio num manuscrito medieval e provar que ele foi inventado na Idade Média. O primeiro fato pode ser documentado; o segundo, quase nunca. Alguns ditos registrados por autores medievais têm antecedentes clássicos ou bíblicos. Outros passaram por mudanças de palavras, de imagem e até de sentido. Neste artigo, “provérbios medievais” designa vinte enunciados com testemunhos escritos seguramente medievais, sobretudo dos séculos XIV e XV. A formulação em português apresentada em cada seção serve para tornar inteligível o testemunho castelhano; quando se aproxima de um dito usado hoje, isso não significa que a redação atual já existisse naquela época.
A seleção se apoia em duas coletâneas do século XIV — o Romancea proverbiorum e o apêndice do Glosário de San Lorenzo de El Escorial — e no Seniloquium, preservado em manuscrito do século XV. Suas edições e estudos publicados pelo Instituto Cervantes permitem localizar os enunciados e acompanhar suas variantes. Como o Seniloquium traz refrães castelhanos e comentários em latim, ele também mostra que a sabedoria oral podia ser apropriada e interpretada por pessoas letradas. A história desses ditos não é a história de uma única língua nem de uma única classe social.
Como reconhecer um provérbio medieval Um provérbio é uma frase breve e relativamente estável, aplicável a diversas situações. Sua força costuma vir da comparação concreta, do ritmo, da rima ou de uma pequena surpresa. Quem escuta não precisa conhecer o episódio em que a frase surgiu para entender sua advertência. A dificuldade histórica aparece quando o pesquisador tenta transformar uma fórmula coletiva em uma certidão de nascimento.
O Romancea proverbiorum, provavelmente anotado por um estudante aragonês em meados do século XIV, conserva uma coleção de ditos misturada a apontamentos de estudo. O apêndice do Glosário de San Lorenzo de El Escorial, de fins do século XIV, reúne enunciados românicos e correspondências latinas. O Seniloquium, do século XV, sobrevive em um manuscrito da Biblioteca Nacional da Espanha e em uma cópia posterior conservada em Salamanca. Há divergências sobre a autoria e a data exata de sua composição, mas o testemunho do século XV é seguro. Não se trata, em qualquer desses casos, de gravações da fala popular: são escolhas feitas por escribas e compiladores.
Também é necessário cuidado com a tradução. Um refrão castelhano medieval pode ter um equivalente português próximo, sem que se possa afirmar que o português descende diretamente daquela cópia castelhana. As comunidades ibéricas partilhavam imagens e tradições, e um mesmo motivo podia circular em várias línguas. Por isso, indicamos o testemunho por nome da obra e, quando possível, pelo número atribuído pelos editores. Os números funcionam como localização na fonte; não são datas de criação.
1. “A palavras loucas, orelhas moucas” O apêndice do Glosário de San Lorenzo de El Escorial registra, no fim do século XIV, uma versão castelhana que associa palavras desatinadas a ouvidos surdos. O Seniloquium também a recolhe sob o número 11. A expressão portuguesa “a palavras loucas, orelhas moucas” preserva quase toda a imagem e é registrada no Refranero Multilingüe do Instituto Cervantes como forma de uso em Portugal, embora pouco frequente no português brasileiro.
O conselho é simples: nem toda provocação merece resposta. Ele pressupõe uma vida social em que comentários, insultos e disputas circulavam em público. Não é preciso imaginar uma origem num tribunal, numa taverna ou na corte; nenhuma dessas cenas específicas está documentada como o nascimento do dito. Sua eficácia está na simetria entre falar e ouvir. Ao transformar a recusa de responder numa forma de surdez voluntária, a frase ensina uma maneira de controlar o conflito.
Hoje se ouve também “a palavras tolas, ouvidos surdos”. Trata-se da continuidade de uma ideia, acompanhada por mudanças de vocabulário. A presença do refrão em uma coleção do século XIV é uma prova de uso medieval, não uma prova de que ali apareceu pela primeira vez.
2. “A bom serviço, má recompensa” O Romancea proverbiorum traz como primeiro item um dito que contrapõe bom serviço e mau galardão. A versão portuguesa acima é uma tradução de sentido, não a afirmação de que essa mesma frase portuguesa tenha sido registrada no manuscrito aragonês.
O enunciado atinge um problema recorrente nas sociedades medievais: a distância entre o esforço prestado e a retribuição esperada. “Serviço” podia ter usos muito diferentes, do trabalho cotidiano às relações de dependência e patronagem. “Galardão” indicava uma recompensa, material ou simbólica. O provérbio não identifica um senhor injusto nem descreve um contrato específico. Sua utilidade estava em condensar uma queixa geral contra a ingratidão.
É tentador ler a frase como um retrato completo do chamado feudalismo. Isso seria exagerado. O dito sobrevivia porque servia em múltiplos ambientes: alguém podia aplicá-lo a uma promessa descumprida, a uma tarefa mal paga ou ao favor que não foi reconhecido. O testemunho do século XIV mostra que a crítica à retribuição injusta já fazia parte do repertório proverbial medieval.
3. “O boi pelo chifre, o homem pela palavra” Registrada no Romancea proverbiorum como item 18, essa comparação reaparece no apêndice do Glosário de San Lorenzo de El Escorial e no Seniloquium, onde recebe o número 25. A repetição em coleções independentes é valiosa: demonstra a circulação do motivo em diferentes contextos de escrita.
A imagem vem do manejo de animais de tração. O boi pode ser conduzido por seus chifres; uma pessoa, por sua vez, fica vinculada ao que disse. O ponto central não é equiparar pessoas a animais, mas criar um contraste memorável entre força física e compromisso verbal. Uma promessa pública, uma declaração perante testemunhas ou uma palavra empenhada podiam ter peso social importante.
Isso não significa que todo acordo medieval dispensasse documentos. A frase simplifica a realidade para defender uma norma moral: quem fala deve responder pelo que promete. É um bom exemplo de como práticas agrícolas serviam para pensar relações humanas muito mais amplas.
4. “Ao cavalo comilão, rédea curta” O apêndice do Glosário de San Lorenzo de El Escorial registra uma fórmula sobre dar cabresto curto ao cavalo que come demais. O Seniloquium preserva uma variante semelhante sob o número 40. A frase em português é uma adaptação explicativa: “rédea” comunica a ideia de controle, embora os testemunhos falem em cabresto ou atilho.
A imagem supõe familiaridade com a alimentação e o manejo de animais. Quem cuida de um cavalo entende que controlar seu acesso à comida é diferente de apenas censurar seu apetite. Quando a observação se torna provérbio, o animal passa a representar uma inclinação humana: diante de excessos previsíveis, é prudente estabelecer limites.
O dito não documenta uma técnica universal de criação de cavalos nem autoriza tratar a metáfora como uma lei social. Ele mostra como um gesto cotidiano podia virar conselho moral. Em um mundo em que animais de carga, montaria e tração faziam parte do trabalho e da circulação, essa figura era imediatamente compreensível.
5. “Muito falar, muito errar” No Seniloquium, número 26, a relação entre fala abundante e erro aparece em uma estrutura curta e fácil de memorizar. A comparação com outros repertórios mostra que a fórmula podia perder ou ganhar pequenas palavras sem alterar seu sentido central.
O aviso não exige que os medievais valorizassem o silêncio em todas as situações. Sermões, negociações, julgamentos, comércio e ensino dependiam intensamente da palavra. Exatamente por isso, saber falar com medida podia ser visto como sinal de prudência. A expressão presume que a multiplicação de afirmações aumenta as ocasiões de contradição, exagero ou indiscrição.
Podemos reconhecer seu uso hoje em conversas e redes sociais, mas seria incorreto projetar esses cenários contemporâneos no manuscrito. A fonte medieval registra um conselho geral. A familiaridade atual com a frase ilustra sua capacidade de adaptação, sem revelar quem a criou.
6. “Para bom entendedor, poucas palavras” O Seniloquium, número 27, documenta uma forma equivalente a “ao bom entendedor, poucas palavras”. O popular “para bom entendedor, meia palavra basta” aproxima-se da mesma ideia, mas não deve ser apresentado como transcrição literal do manuscrito.
O provérbio descreve uma comunicação baseada em referências partilhadas. Se alguém entende a situação, não precisa receber explicações extensas. A expressão podia servir como elogio à inteligência do interlocutor, como aviso discreto ou como modo de encerrar um assunto constrangedor. Seu valor depende do contexto; não existe uma única cena medieval que explique todos os usos possíveis.
Também há uma dimensão social importante. Muitas relações funcionavam por indícios e expectativas, e compreender uma frase incompleta podia ser tão significativo quanto ouvir uma ordem direta. O texto do século XV registra essa confiança no entendimento implícito. A “meia palavra” da fórmula moderna torna a imagem mais incisiva, mas é uma variante cuja história deve ser estudada separadamente.
7. “Digo à filha para que a nora entenda” O Seniloquium, número 31, contém uma frase em que a destinatária aparente e a pessoa visada não são a mesma. A redação castelhana medieval emprega termos de parentesco cuja combinação difere de versões recolhidas em outras coletâneas. Por isso, o título em português resume o mecanismo comunicativo, em vez de pretender oferecer uma equivalência palavra por palavra.
O refrão fala de uma crítica feita por intermédio de terceiros. Quem deseja repreender alguém dirige suas palavras a outra pessoa, confiando que a mensagem chegará ao alvo. É uma forma reconhecível de comunicação indireta em grupos familiares e vizinhanças. A escolha de parentes femininas no texto medieval não prova que apenas mulheres recorressem ao expediente; mostra qual cenário o provérbio escolheu para dramatizá-lo.
Esse caso ajuda a evitar uma armadilha comum. Um dito pode sobreviver graças à estrutura da situação, mesmo quando mudam as personagens, os graus de parentesco e as palavras exatas. A continuidade histórica está na lógica da mensagem indireta; a identidade literal das versões não pode ser presumida.
8. “Boi solto bem se lambe” O Seniloquium registra a frase sob o número 60, e a comparação com o refraneiro atribuído ao marquês de Santillana revela a circulação de uma forma próxima. A tradução portuguesa mantém a imagem do animal capaz de cuidar de si quando não está preso.
De modo figurado, o dito relaciona autonomia e comodidade. Sua aplicação podia variar: um ouvinte poderia usá-lo para elogiar a liberdade de alguém, enquanto outro o empregaria ironicamente para comentar quem prefere não assumir vínculos. O manuscrito, sozinho, não resolve todas essas interpretações. Provérbios frequentemente ganham sentido preciso na ocasião em que são pronunciados.
O exemplo também lembra que animais de trabalho não eram apenas pano de fundo da vida medieval. Seu comportamento oferecia comparações prontas para discutir escolhas humanas. Não é necessário inventar uma história sobre um boi específico para explicar a frase: é a observação geral, condensada em poucas palavras, que a tornou transportável.
9. “De longas viagens, longas mentiras” O Seniloquium, número 87, associa viagens distantes a relatos exagerados. A fórmula se vale da repetição de “longas”: quanto mais remota a jornada, mais espaço o narrador teria para ampliar ou enfeitar o que diz ter visto.
Convém evitar uma leitura literal segundo a qual os viajantes medievais mentiam por princípio. O provérbio expressa desconfiança diante de informações difíceis de conferir. Quando poucos ouvintes haviam visitado o lugar descrito, a distância podia proteger tanto a experiência verdadeira quanto o exagero. A frase satiriza essa vantagem do narrador, mas não fornece uma estatística sobre a honestidade de mercadores ou peregrinos.
A imagem é particularmente adequada a uma época marcada por deslocamentos de comércio, devoção, guerra e estudo. Mesmo assim, não precisamos atribuí-la a uma dessas atividades em particular. A fonte documenta uma atitude crítica diante do relato distante. O prazer de contar e a prudência de escutar aparecem lado a lado.
10. “Pensar não é saber” Identificado no Seniloquium sob o número 154, o enunciado distingue conjectura de conhecimento. É tão breve que parece dispensar interpretação, mas essa economia explica parte de sua força.
Uma pessoa pode imaginar o que ocorreu, suspeitar da intenção alheia ou tirar uma conclusão apressada. O provérbio interrompe esse salto. Ele não sustenta que os medievais tivessem a mesma noção contemporânea de prova científica; apenas lembra que formar uma opinião não equivale a verificar um fato. Na vida cotidiana, a diferença podia importar em discussões, julgamentos informais, boatos e disputas entre conhecidos.
O registro medieval também recomenda cautela ao próprio historiador. Encontrar uma frase em um códice prova sua presença ali; acreditar que ela surgiu naquele momento é apenas uma hipótese, salvo quando existirem evidências adicionais. Nesse sentido, o dito enuncia a regra de leitura que orienta todo este artigo.
11. “Foi buscar lã e voltou tosquiado” O Seniloquium inclui, sob o número 194, uma frase proverbial sobre alguém que foi atrás de lã e retornou tosquiado. A ironia está na inversão: quem pretendia obter um produto acaba sofrendo a ação normalmente aplicada à ovelha. A versão corrente em português conserva com clareza esse contraste.
O dito pode ser usado quando alguém inicia uma disputa confiante em levar vantagem e termina prejudicado. A lã era uma matéria muito visível na economia de diversas regiões medievais, associada ao vestuário, ao trabalho e ao comércio. Entretanto, a imagem não permite identificar uma feira ou um ofício como local de criação do provérbio. A referência material é ampla; a história de origem permanece desconhecida.
Além de ser engraçada, a frase adverte contra expectativas mal calculadas. O personagem implícito não recebe apenas uma recompensa menor: perde simbolicamente o que era seu. Essa reviravolta favorece a memória e explica por que a imagem pôde continuar útil depois que as condições econômicas mudaram.
12. “O que os olhos não veem não fere o coração” O Seniloquium, número 209, relaciona aquilo que o olho não vê ao coração que não se parte. Outro refraneiro registra uma variante com mudança na ordem das palavras. A redação atual “o que os olhos não veem, o coração não sente” expressa ideia próxima, mas usa um verbo diferente: não é uma reprodução literal do testemunho medieval.
O enunciado explora a distância entre conhecimento e sofrimento. Ignorar um acontecimento pode adiar a dor causada por ele. Trata-se de uma observação sobre a percepção humana, e não de uma teoria médica medieval segundo a qual o coração seria fisicamente incapaz de sofrer sem informação visual. A imagem do coração pertence ao vocabulário figurado dos afetos.
Seu sentido tampouco equivale a um elogio incondicional da ignorância. Dependendo do contexto, quem o dizia podia tentar consolar alguém, justificar o silêncio ou ironizar a aparência de tranquilidade. A diferença entre “quebrar” e “sentir” demonstra que a circulação prolongada de um refrão altera a forma sem apagar seu núcleo reconhecível.
13. “A mentira não tem pés” O Seniloquium, número 217, registra uma imagem em que a mentira é incapaz de caminhar por si mesma. Uma frase tão breve abre espaço para sentidos complementares: a falsidade não se sustenta, não consegue ir longe ou precisará de ajuda para continuar circulando.
Seria errado concluir que os medievais acreditavam que toda mentira seria imediatamente descoberta. A ideia proverbial é normativa e figurada. Ela ensina aquilo que convém esperar ou desejar — a fragilidade final do engano — mesmo quando a experiência cotidiana mostra casos mais complicados. Provérbios não são atas de acontecimentos; condensam avaliações sobre como as pessoas deveriam agir ou interpretar ações alheias.
O interesse histórico do registro está também na personificação. A mentira aparece como um corpo sem meios de locomoção. Com poucas palavras, o dito traduz um julgamento moral numa cena visual. Essa economia de expressão facilitava sua transmissão entre pessoas que nunca haviam lido a coletânea onde hoje o encontramos.
14. “A cobiça rompe o saco” No Seniloquium, número 220, a imagem é de um recipiente levado além do seu limite. O excesso acumulado deixa de representar ganho: provoca a ruptura do saco e ameaça fazer perder o conteúdo.
É fácil reconhecer nesse provérbio uma crítica à ganância. A força da figura, porém, vai além de uma condenação abstrata. Ela transforma o desejo desmedido em um problema físico e observável. Alguém que insiste em colocar mais dentro de um saco já cheio acaba comprometendo tudo. Isso torna a advertência utilizável em negócios, repartições, disputas de herança ou outras situações, sem que possamos deduzir do manuscrito uma ocasião original específica.
O dito não prova que existisse uma posição medieval única sobre riqueza. Mercadores, autoridades religiosas, camponeses e governantes podiam avaliar o lucro e a moderação de maneiras distintas. Ele comprova que a crítica ao excesso tinha uma forma popular concisa no repertório do século XV.
15. “Não sejas preguiçoso e não passarás necessidade” O Seniloquium, número 289, contrapõe preguiça e carência. O título em português traduz o conselho geral; o vocabulário medieval castelhano aproximava o preguiçoso de quem se torna necessitado ou desejoso daquilo que lhe falta.
O provérbio deve ser lido como uma norma moral, não como uma descrição fiel das causas da pobreza. Pessoas medievais trabalhavam duramente e ainda assim podiam enfrentar escassez por más colheitas, enfermidades, conflitos ou obrigações impostas. A frase simplifica essa realidade para ensinar uma virtude: diligência. Tomá-la literalmente como explicação de toda necessidade seria injusto com as condições históricas de trabalho.
Esse cuidado é fundamental quando estudamos ditos populares. Um refrão informa quais comportamentos alguém desejava elogiar ou reprovar; por si só, ele não revela a situação econômica de todos que o repetiam. O manuscrito oferece um testemunho de valores e de linguagem, não uma pesquisa sobre rendimentos.
16. “O ladrão pensa que todos têm o seu coração” No Seniloquium, número 327, o ladrão imagina que os demais compartilham suas próprias intenções. A ideia permanece reconhecível na fórmula contemporânea segundo a qual alguém julga os outros a partir da própria condição.
O dito descreve aquilo que hoje chamaríamos, de maneira aproximada, de atribuir aos outros os próprios motivos. Não é necessário usar uma teoria psicológica moderna para compreendê-lo. Na linguagem da coletânea, “coração” designa a disposição interior, aquilo que orienta a pessoa. A acusação não pesa apenas sobre o ato de furtar; ela sugere que o malfeitor deixou de acreditar na honestidade alheia.
Na prática, a frase podia ter uso persuasivo e também agressivo: quem a pronunciava podia desqualificar uma suspeita dizendo que ela revelava mais sobre o acusador do que sobre o acusado. O manuscrito conserva o instrumento verbal, não o histórico de todas as brigas em que foi empregado. A figura do ladrão produz um retrato moral de rápida compreensão.
17. “A cada porco chega o seu São Martinho” O Seniloquium, número 332, associa cada porco a São Martinho. O referente era reconhecível no calendário festivo de regiões ibéricas, onde o período ligado ao santo podia relacionar-se à matança do animal. Seu sentido figurado é que ninguém escapa indefinidamente das consequências de seus atos.
Aqui, como em outros refrães ligados ao calendário agrícola, convém distinguir costume e universalidade. A existência do dito não permite dizer que todas as aldeias da Europa abatiam porcos no mesmo dia, nem que a prática nasceu com o próprio provérbio. O nome do santo ajuda a localizar a imagem cultural; não fornece uma data de invenção.
A formulação pode soar dura ao leitor atual. Esse efeito faz parte da metáfora: o destino do animal se torna uma maneira enfática de falar do ajuste de contas humano. A longa sobrevivência da frase mostra que uma referência local e sazonal podia ser empregada em discussões sem qualquer relação com criação de animais.
18. “Quem bem ata, bem desata” O Seniloquium, número 367, registra a oposição entre atar e desatar. A estrutura equilibrada, reforçada pela repetição, é fácil de recordar e transporta a imagem do nó para outras atividades.
Em seu sentido mais imediato, uma pessoa que sabe prender algo corretamente também sabe como desfazer a amarra. Figuradamente, o provérbio pode elogiar quem age com método e compreende as consequências de suas decisões. Ele sugere que habilidade não é apenas conseguir iniciar uma ação, mas conservar o controle sobre o que foi feito. Um acordo, um conflito ou um problema prático podia oferecer oportunidade para aplicá-lo.
Não devemos transformar cada corda medieval numa alegoria previamente planejada. A expressão funciona precisamente porque a experiência de fazer e soltar nós era concreta, partilhada por diferentes ofícios e tarefas. A partir dela, o conselho ganha alcance moral. O manuscrito documenta a frase; suas múltiplas aplicações pertencem à vida social que a escrita só deixa entrever.
19. “Quem se chega a boa árvore encontra boa sombra” No Seniloquium, número 368, aproximar-se de uma árvore boa significa receber sua sombra. O abrigo oferecido pela árvore pode sugerir os benefícios de uma companhia vantajosa, de um protetor ou de alguém cuja conduta ajuda os demais. A mesma metáfora aparece em formas posteriores com pequenas alterações.
É possível relacionar o dito a redes de proteção e dependência, importantes em muitas sociedades medievais. Mas é preciso evitar uma interpretação única: a frase não menciona explicitamente um rei, um nobre ou um patrono. Pode funcionar tanto para relações de poder quanto para a influência de amigos e familiares. O que a torna memorável é a passagem do contato físico com uma árvore para a vantagem de se aproximar de alguém.
Uma árvore saudável oferece sombra sem precisar pronunciar uma lição. Assim também o benefício de certas relações é comunicado por uma figura acessível a pessoas de ambientes distintos. O provérbio permite perceber como paisagens ordinárias se tornavam ferramentas para pensar a vida coletiva.
20. “Quem muito abarca, pouco aperta” O Seniloquium, número 392, conserva uma forma antiga do conhecido aviso contra assumir mais do que se consegue sustentar. O estudo do Instituto Cervantes mostra que a redação se modernizou, mantendo a oposição entre a amplitude do gesto e a fraqueza do resultado.
Imagine alguém tentando carregar tantos objetos de uma vez que não consegue segurar nenhum com firmeza. A cena física comunica um princípio aplicável a tarefas, ambições, compromissos e decisões. A frase não condena todo esforço grande; chama atenção para a perda de eficácia quando os meios não acompanham os objetivos.
Esse último exemplo mostra bem como se pode falar em sobrevivência medieval de um dito sem fabricar sua biografia. Há um testemunho do século XV para a expressão, uma variante moderna reconhecível e uma mudança documentável de forma. Não há, entretanto, nome e data do primeiro falante. É justamente essa combinação de evidência e limite que permite contar uma história confiável.
O que esses vinte provérbios mostram — e o que não mostram
As imagens recorrentes não são casuais. Boi, cavalo, porco, lã, saco, nó, árvore e viagem pertenciam ao repertório de experiências acessíveis aos públicos que transmitiam e recolhiam os ditos. Isso não significa que todos os provérbios tenham sido inventados por camponeses. Um estudante podia anotar uma fórmula que ouvira, um letrado podia inseri-la num manuscrito e um pregador podia reaproveitá-la para uma lição moral. Entre a fala e o texto, muitas escolhas interferiam na forma que chegou até nós.
Essas coleções também não descrevem uma “mentalidade medieval” única. Alguns ditos aconselham confiar na palavra; outros ensinam a desconfiar de narradores e das intenções ocultas. Uns valorizam a moderação; outros ironizam quem não recebeu uma recompensa justa. A variedade é parte de sua utilidade. Um provérbio oferece um argumento portátil, e pessoas diferentes podem mobilizar argumentos distintos para a mesma situação.
É igualmente importante não confundir continuidade de sentido com identidade de palavras. “O que os olhos não veem não fere o coração” e a forma atual com “não sente” guardam parentesco evidente, mas não são a mesma sequência verbal. “Poucas palavras” e “meia palavra basta” aproximam-se sem possuir a mesma redação. O português do título de cada seção foi empregado para explicar um testemunho medieval ibérico, não para atribuir automaticamente uma origem castelhana a todos os enunciados usados em português.
Há ainda provérbios famosos que não caberiam numa lista de invenções medievais, mesmo que apareçam em fontes da época. “A cavalo dado não se olham os dentes”, por exemplo, já é atestado em latim por Jerônimo na Antiguidade tardia, antes do período normalmente chamado Idade Média. Um registro medieval posterior ajuda a estudar sua circulação, mas não permite apresentá-lo como criação medieval. O mesmo princípio vale, caso a caso, para sentenças com possíveis antecedentes bíblicos e clássicos. Conhecer uma ocorrência antiga é justamente a razão para resistir a histórias de origem fáceis demais.
Conclusão
Provérbios não pertencem apenas aos livros em que aparecem. Antes de serem copiados, circularam em conversas que não deixaram gravação; depois, foram repetidos em línguas, lugares e situações que seus compiladores não poderiam prever. É por isso que o título historicamente mais rigoroso para uma lista como esta é “20 provérbios documentados na Idade Média”. Todos os vinte têm testemunho medieval identificável. Para nenhum deles é necessário inventar um autor ou uma cena inaugural.
O interesse desses ditos está tanto em sua permanência quanto nas diferenças. Eles registram conselhos sobre fala, promessa, prudência, excesso, retribuição e convivência; ao mesmo tempo, revelam o trabalho de escribas que transformaram fragmentos da oralidade em objetos de estudo. Entre a palavra dita e a palavra preservada, a Idade Média nos legou imagens capazes de continuar fazendo sentido — desde que não confundamos sobrevivência comprovada com origem imaginada.
Fontes
Fontes medievais em edições acadêmicas
CANTERA ORTIZ DE URBINA, Jesús; SEVILLA MUÑOZ, Julia. Tres colecciones de refranes del siglo XIV. Madrid: Instituto Cervantes, Biblioteca Fraseológica e Paremiológica. Consultar especialmente Romancea proverbiorum e o apêndice do Glosário de San Lorenzo de El Escorial.
CANTERA ORTIZ DE URBINA, Jesús; SEVILLA MUÑOZ, Julia (ed.). Las paremias castellanas del Seniloquium. Madrid: Instituto Cervantes, 2016. Texto, concordâncias e numeração usados neste artigo.
Estudos e materiais de referência
SEVILLA MUÑOZ, Julia. Estudo preliminar do Seniloquium. Madrid: Instituto Cervantes, 2016. Discussão dos manuscritos, da datação, da autoria e das variantes.
CANTERA ORTIZ DE URBINA, Jesús; SEVILLA MUÑOZ, Julia. Introdução a Tres colecciones de refranes del siglo XIV. Madrid: Instituto Cervantes.
INSTITUTO CERVANTES. Refranero Multilingüe: “A palavras loucas, orelhas moucas”. Registro e observação de uso da forma portuguesa.
COLUMBIA UNIVERSITY. Epistolae: carta de Jerônimo com referência ao cavalo dado. Fonte antiga consultada para excluir uma falsa atribuição de origem medieval.
LACARRA, María Jesús; GARCÍA-CERVIGÓN DEL REY, Inmaculada. Entrada sobre os Refranes que dicen las viejas tras el fuego. COMEDIC: Catálogo de obras medievales impresas en castellano hasta 1600. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2025. Discussão das dúvidas de autoria e datação de outra coletânea frequentemente citada como medieval.
Nota editorial: As traduções e adaptações portuguesas dos títulos foram redigidas para este artigo. Os números mencionados no corpo do texto indicam a localização dos ditos nas edições citadas; não são números de notas ou marcadores de citação.
